a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Programa

Livros

Livro 1

O primeiro livro da coleção Aprenda a Escolher tem como objetivo desenvolver valores que fortaleçam a autoestima da criança através de lições sobre alimentação saudável e higiene pessoal. Ver Conteúdo

Livro 2

O segundo livro da coleção Aprenda a Escolher está focado na autoestima e na tomada de decisão. Desenvolve atividades para o fortalecimento das capacidades da criança e procura estabelecer limites do que elas já conseguem realizar e o que ainda precisa de ajuda. Tem objetivo e trabalhar na tomada de decisão individual e coletiva. Ver Conteúdo

Livro 3

O terceiro livro da coleção Aprenda a Escolher tem o objetivo de desenvolver valores sobre amizades e as influências que elas têm na vida de cada criança e o nível de dependência que é criado em cada relação, bem como mostrar a importância de respeitar os outros. Ver Conteúdo

Livro 4

O quarto livro da coleção Aprenda a Escolher está focado nos sentimentos e valores de cada criança. Neste livro as crianças serão desafiadas a pensar na maneira como expressam seus sentimentos e questionadas sobre o desenvolvimento de seus valores na relação com os outros. Ver Conteúdo

Livro 5

O quinto e último livro da coleção Aprenda a Escolher tem como foco a família e a convivência em harmonia com os pares. Nesse livro a criança será trabalhada na maneira como lida com as relações familiares e como compreende as regras e normas da sociedade. Ver Conteúdo

Manual do Professor

Desenvolve a filosofia do projeto e apresenta estratégias de intervenção e objetivos gerais do programa. Desenvolve o conteúdo especifico com um plano de aula para o professor e traz dicas e informações para auxiliar o professor na aplicação do material em sala de aula.

Treinamento

A temática das drogas durante vários anos em suas estratégias de prevenção, se fundamentava em pressupostos informativos relativos às drogas e aos seus efeitos, destinada sobretudo a adolescentes e jovens. A prevenção primária ao uso de drogas na infância parece absurda e um pouco prematura, no sentido em que as crianças são ainda muito imaturas para tal conteúdo e a realidade das drogas é ainda desconhecida. Estas estratégias têm sido repensadas nos últimos anos e tem surgido uma série de programas preventivos às drogas, que deslocaram o foco de atenção da substância para o indivíduo e contemplam as faixas etárias menores. Dadas as características da problemática e dado que as estratégias passam pela dimensão da pessoa e do seu desenvolvimento, quanto mais cedo se iniciar a prevenção maior será a sua eficácia.

O risco do abuso e uso de drogas não se inicia quando o indivíduo toma o primeiro contato com as substâncias, mas trata-se de um processo que começa na primeira infância. Na realidade, as experiências da infância desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento da vulnerabilidade ou da resiliência no que toca o consumo de substâncias psicoativas. É na infância que a prevenção pode dar uma grande contribuição para a construção dos sistemas de regulação emocional, cognitivo e comportamental. Por outro lado, a estrutura teórica da prevenção ao uso e abuso de drogas tem sido progressivamente alterada, à medida que as teorias e as investigações vão se consolidando. A perspectiva em que O Instituto Aprenda a Escolher se fundamenta diz respeito às teorias integradoras e compreensivas que julgamos ser as que melhor integram as diferentes variáveis. Estas teorias contemplam:

Fatores de socialização;

Competências pessoais e sociais;

Estímulos externos;

Processos cognitivos;

Crenças relativas ao consumo;

Hábitos e comportamentos associados.

Algumas destas teorias consideram a personalidade do indivíduo como a capacidade cognitiva que medeia a aprendizagem, interpretação e antecipação do sucesso dos comportamentos, servindo como motivo da ação. Desta forma, e no que concerne à prevenção ao uso e abuso de drogas, estas teorias deram uma importante contribuição no reforço da autoestima, autoconfiança, autonomia e resistência aos pares. Assim, estratégias de prevenção deverão contemplar todas as dimensões deste processo. De fato, estas teorias são o fundamento da concepção e implementação do Aprenda a Escolher que se propõe e trabalha medidas e estratégias para a diminuição dos fatores de risco e o desenvolvimento de fatores de proteção. Para capacitar e preparar professores e educadores parceiros de nosso projeto dentro desta temática o Instituto Aprenda a Escolher disponibiliza através de algumas estratégias apoio e treinamento através:

Plataforma de Estudo a Distância

Plataforma de Ensino a Distância

Capacitação sobre a Filosofia do projeto;

Capacitação sobre como aplicar o projeto;

Instrução para uso do material do professor;

Sugestões e dicas para aplicação dos livros em sala de aula;

Canal de Atendimento para Educadores

Os educadores participantes do projeto Aprenda a Escolher terão acesso individualizado em nossa plataforma;

Neste canal oferecemos suporte através de nossa equipe técnica para que os educadores tenham oportunidade de solicitar auxilio em situações vivenciadas em sala de aula referentes ao projeto Aprenda a Escolher.

Treinamento e preparo sobre dependência Química

Conceitos básicos sobre prevenção às drogas;

Conceitos sobre substâncias psicoativas;

Palestras presenciais para pais e responsáveis nos eventos oficiais

Desenvolvemos temas focados na Educação de Filhos;

Resolução de conflitos;

Instrução sobre o comportamento das crianças.

Treinamento Inicial para Professores explicando os Objetivos do Projeto

Neste treinamento desenvolveremos a apresentação do projeto aprenda a escolher bem como:

  • Sua filosofia;
  • Objetivos;
  • Estratégias de intervenção;