Livros
Livro 1
O primeiro livro da coleção Aprenda a Escolher tem como objetivo desenvolver valores que fortaleçam a autoestima da criança através de lições sobre alimentação saudável e higiene pessoal. Ver Conteúdo
Livro 2
O segundo livro da coleção Aprenda a Escolher está focado na autoestima e na tomada de decisão. Desenvolve atividades para o fortalecimento das capacidades da criança e procura estabelecer limites do que elas já conseguem realizar e o que ainda precisa de ajuda. Tem objetivo e trabalhar na tomada de decisão individual e coletiva. Ver Conteúdo
Livro 3
O terceiro livro da coleção Aprenda a Escolher tem o objetivo de desenvolver valores sobre amizades e as influências que elas têm na vida de cada criança e o nível de dependência que é criado em cada relação, bem como mostrar a importância de respeitar os outros. Ver Conteúdo
Livro 4
O quarto livro da coleção Aprenda a Escolher está focado nos sentimentos e valores de cada criança. Neste livro as crianças serão desafiadas a pensar na maneira como expressam seus sentimentos e questionadas sobre o desenvolvimento de seus valores na relação com os outros. Ver Conteúdo
Livro 5
O quinto e último livro da coleção Aprenda a Escolher tem como foco a família e a convivência em harmonia com os pares. Nesse livro a criança será trabalhada na maneira como lida com as relações familiares e como compreende as regras e normas da sociedade. Ver Conteúdo
Manual do Professor
Desenvolve a filosofia do projeto e apresenta estratégias de intervenção e objetivos gerais do programa. Desenvolve o conteúdo especifico com um plano de aula para o professor e traz dicas e informações para auxiliar o professor na aplicação do material em sala de aula.
Treinamento
A temática das drogas durante vários anos em suas estratégias de prevenção, se fundamentava em pressupostos informativos relativos às drogas e aos seus efeitos, destinada sobretudo a adolescentes e jovens. A prevenção primária ao uso de drogas na infância parece absurda e um pouco prematura, no sentido em que as crianças são ainda muito imaturas para tal conteúdo e a realidade das drogas é ainda desconhecida. Estas estratégias têm sido repensadas nos últimos anos e tem surgido uma série de programas preventivos às drogas, que deslocaram o foco de atenção da substância para o indivíduo e contemplam as faixas etárias menores. Dadas as características da problemática e dado que as estratégias passam pela dimensão da pessoa e do seu desenvolvimento, quanto mais cedo se iniciar a prevenção maior será a sua eficácia.
O risco do abuso e uso de drogas não se inicia quando o indivíduo toma o primeiro contato com as substâncias, mas trata-se de um processo que começa na primeira infância. Na realidade, as experiências da infância desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento da vulnerabilidade ou da resiliência no que toca o consumo de substâncias psicoativas. É na infância que a prevenção pode dar uma grande contribuição para a construção dos sistemas de regulação emocional, cognitivo e comportamental. Por outro lado, a estrutura teórica da prevenção ao uso e abuso de drogas tem sido progressivamente alterada, à medida que as teorias e as investigações vão se consolidando. A perspectiva em que O Instituto Aprenda a Escolher se fundamenta diz respeito às teorias integradoras e compreensivas que julgamos ser as que melhor integram as diferentes variáveis. Estas teorias contemplam:
Algumas destas teorias consideram a personalidade do indivíduo como a capacidade cognitiva que medeia a aprendizagem, interpretação e antecipação do sucesso dos comportamentos, servindo como motivo da ação. Desta forma, e no que concerne à prevenção ao uso e abuso de drogas, estas teorias deram uma importante contribuição no reforço da autoestima, autoconfiança, autonomia e resistência aos pares. Assim, estratégias de prevenção deverão contemplar todas as dimensões deste processo. De fato, estas teorias são o fundamento da concepção e implementação do Aprenda a Escolher que se propõe e trabalha medidas e estratégias para a diminuição dos fatores de risco e o desenvolvimento de fatores de proteção. Para capacitar e preparar professores e educadores parceiros de nosso projeto dentro desta temática o Instituto Aprenda a Escolher disponibiliza através de algumas estratégias apoio e treinamento através:
Plataforma de Estudo a Distância
Plataforma de Ensino a Distância
Canal de Atendimento para Educadores
Treinamento e preparo sobre dependência Química
Palestras presenciais para pais e responsáveis nos eventos oficiais
Treinamento Inicial para Professores explicando os Objetivos do Projeto
Neste treinamento desenvolveremos a apresentação do projeto aprenda a escolher bem como:
- Sua filosofia;
- Objetivos;
- Estratégias de intervenção;